Ações Sociais

Gerenciamentos dos Resíduos

Programa de Gestão Ambiental é o conjunto de procedimentos internos estruturados e implementados visando as suas intervenções no meio ambiente, com o objetivo de organizar e garantir o encaminhamento correto dos resíduos gerados.

Os resíduos gerados em nossas atividades de trabalho merecem atenção especial, pois se descartados de uma maneira não consciente podem comprometer a qualidade de vida das comunidades e o meio ambiente. Diante da importância do problema , foi desenvolvido um Programa de Gestão Ambiental para o encaminhamento correto dos resíduos gerados em nossa empresa. Sabendo dos impactos ambientais que qualquer das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam: a saúde, a segurança e o bem estar da população; as atividades sociais e econômicas. Sabendo que a prevenção constitui o elemento essencial e deverá ser desenvolvida rotineiramente, visando reduzir os riscos ambientais. As ações de prevenção têm como marco inicial de seu desenvolvimento, a conscientização de todos envolvidos no processo.

Foi elaborada uma planilha na qual identificamos e correlacionamos os resíduos existentes e o encaminhamento correto para os mesmos, foram observados os procedimentos diários quanto ao manuseio, armazenamento e destinação.

O programa também visa à conscientização dos funcionários sobre economia de água, energia, reciclagem e meio ambiente e a teoria de reduzir, reutilizar e reciclar.

Apec Veículos preocupada com a qualidade do ar tem uma grande área verde, vindo a contribuir com a diminuição dos índices de gás carbônico.

Resíduo Características/ Descrição Armazenamento/Destinação
Papel, papelão e plásticos Resíduos de papel, papelão, restos de embalagens, produtos de impressão que estejam limpos , metais, vidros embalagens plásticas e peças usadas Estoque de peças até a coleta pela AMBAR
Baterias e pilhas Baterias e pilhas quando em substituição Diretamente com o representante quando trocadas.(casco). Pilhas encaminhadas para locais de coleta
Filtro de óleo Utilizados na oficina Recipiente apropriado e empresa especializada para coleta
Estopas com óleo e graxas Utilizados na oficina Recipiente apropriado e empresa especializada para coleta
Resíduos orgânicos Restos de alimentos, papel higiênico e matérias que não são recicláveis Local apropriado e coleta pela DEMAE
Óleos usados (queimado) Óleos usados provenientes de trocas na oficina Tanque apropriado de coleta para rerrefino coletado por e
Solventes e latas de tinta Thinner usado e embalagens de tinta Recipiente apropriado e empresa especializada para coleta
Qualidade do ar Exaustor e filtro da cabine de pintura Filtragem do ar proveniente da pintura de veículos
Borra da caixa separadora Gerados pelo lavador Recipiente apropriado e empresa especializada para coleta

Observações:

  • Resíduos de papel, papelão, restos de embalagens, produtos de impressão que estejam limpos , metais, vidros embalagens plásticas e peças usadas, ficam armazenadas no estoque de peças em caixas e em uma área coberta aguardando a coleta que é realizada pela AMBAR- Associação dos agentes Ambientais de Barbacena cuja coleta é realizada periodicamente.
  • Estopas, filtros de óleo e resíduos oleosos ficam armazenados em tambores apropriados em área coberta e a coleta é realizada pela empresa credenciada a realizar este tipo de coleta (vide documentação).
  • Resíduos orgânicos ficam armazenados em local apropriado e coberto até a coleta periódica que é realizada pelo DEMAE- Departamento Municipal de água e esgoto.
  • Óleos usados: são coletados em coletores especiais que quando cheios são temporariamente despejados em um reservatório que quando cheio é bombeado para um reservatório maior que é descarregado por gravidade no caminhão de coleta por empresa especializada e autorizada pela ANP.
  • Filtro da cabine pressurizada de pintura é verificado periodicamente.
  • Borra da caixa separadora ficam armazenados em tambores apropriados em área coberta e a coleta é realizada pela empresa credenciada a realizar este tipo de coleta.